Advocacia especializada em Perda de Imóveis

Advogado especializado que atua com as mais diversas demandas contra instituições financeiras.

Para ser assessorado por um advogado especialista e verificar a possibilidade de proteger seu imóvel clique no botão abaixo e receba atendimento imediato.

Quando acontece a perda de um imóvel?

Em vários contratos bancários empresariais, é muito comum o empresário dar um bem imóvel como garantia. Mas, quando há inadimplência, este imóvel poderá ser leiloado para quitação da dívida.

A prática de colocar o imóvel como garantia de empréstimo é ilegal?

Na verdade não, qualquer empresário pode dar um imóvel como garantia, embora essa não seja a medida mais aconselhável em se tomar.

Ainda que se trate de uma operação legal, podem acontecer muitos abusos por parte do banco, tais como amortização irregular das parcelas e cobrança de juros além do permitido.

Como acontece a retomada do imóvel pelo Banco?

Na maior parte dos casos a retomada do imóvel se dá exclusivamente de forma extrajudicial, por meio do cartório de registro de imóveis, sem necessidade de processo judicial, o que torna muito rápida a perda do bem.

Como é o procedimento para a retomada do imóvel pelo Banco?

Todo contrato tem um prazo limite de pagamento que não pode ser inferior a trinta dias.
Passado o prazo do contrato, que pode ser maior que trinta dias, o banco pode iniciar a consolidação da propriedade.
O procedimento inicia com a notificação via cartório para pagamento da dívida em 15 dias.
Não havendo o pagamento o Banco consolida a propriedade e encaminha o imóvel para leilão. São dois leilões. O primeiro em trinta dias podendo o bem ser vendido pelo valor da avaliação que está no contrato. Não havendo arrematação, faz-se um segundo leilão pelo valor da dívida.
Caso não haja arrematantes nos dois leilões, o banco fica livre para internalizar o bem ou vender da forma que melhor convier.

Tem como evitar a perda do imóvel?

Existem alguns casos de nulidade, os mais comuns entre eles são:

Por que contar com um advogado especialista em direito bancário empresarial para isso?

Nesses casos, somente um advogado especialista em direito bancário empresarial poderá apontar as eventuais nulidades e impedir a retomada do bem pelo banco.