Advocacia especializada em Dívidas Bancárias e Cobranças

Advogado especializado que atua com as mais diversas demandas contra instituições financeiras.

Para ser assessorado por um advogado especialista e verificar a possibilidade de negociar suas dívidas e cobranças clique no botão abaixo e receba atendimento imediato.

O que é dívida bancária?

Toda vez que você pega um empréstimo para sua empresa e não consegue pagar, o saldo devedor pode ser cobrado pelo banco.

Como os bancos cobram essas dívidas?

Em se tratando de cobrança de dívida empresarial, o banco pode cobrar de duas formas: extrajudicial e judicialmente.

Alguns contratos, dependendo do valor e da garantia, não são encaminhados para cobrança judicial. A dívida é enviada para escritórios de cobrança que tentarão cobrar amigavelmente. 

Em outros casos, em que o valor é mais expressivo, o banco cobrará judicialmente.  

Há casos também em que a cobrança é feita diretamente via cartório, como nos casos em que há garantia de bem imóvel. Nesses casos não há processo judicial, tudo corre no cartório de forma bem rápida.

Como funcionam as dívidas bancárias?

Normalmente a cobrança inicia de forma extrajudicial com ligações do gerente ou do escritório responsável pela cobrança.

Não havendo resultado, dependendo do valor da dívida e de outros fatores internos do banco, a cobrança é encaminhada para cobrança judicial.

Nos casos em que há imóveis garantido a operação, a cobrança é toda feita extrajudicialmente.

Quais os riscos que a minha empresa pode enfrentar ao ter uma dívida bancária?

A primeira coisa que vai acontecer é a negativação da sua empresa e, se você foi garantidor da operação, o seu nome também será negativado. Com o ajuizamento da ação, as contas correntes da sua empresa poderão ser penhoradas, os veículos, os imóveis, as aplicações financeiras, os recebíveis, enfim, tudo o que puder ser usado para quitação da dívida. Lembrando que, se você foi avalista ou fiador, o mesmo pode acontecer com seus bens particulares.

Quando tenho que me preocupar com isso?

Desde o momento em que você perceber que não irá conseguir honrar com o pagamento da dívida. Ficar na inércia, aguardando que as coisas se resolvam, é a pior alternativa.

Então, qual é a saída?

Uma boa estratégia é a melhor saída para essa situação.  Quando falo de estratégia, não estou me referindo a fórmulas mágicas que infelizmente alguns profissionais apresentam. 

Estou falando de uma estratégia que permitirá que você tenha tempo suficiente para reunir recursos financeiros e conseguir um acordo vantajoso com o Banco, sem que isso importe em perda patrimonial.

É possível um bom acordo com o Banco?

Sim, com a experiência adquirida ao longo dos anos e de profundos estudos, posso dizer que é possível conseguir acordos realmente vantajosos.